A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) vem promovendo, desde o último trimestre de 2018, capacitações para as áreas técnicas das secretarias municipais de Saúde que atuam na Vigilância Sanitária. Divididos por Gerências Regionais de Saúde (Geres), os treinamentos buscam atualizar os profissionais sobre as ações básicas na área Ao longo desta semana, foi a vez dos técnicos dos municípios que compõem a IV Geres serem capacitados. As atividades, últimas da programação coordenada pela Apevisa, acontecem até esta sexta-feira (26.04) no Hotel Barramares, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Na programação do Curso Básico em Vigilância Sanitária, os participantes discutiram sobre os principais aspectos da área, como Legislação Sanitária e principais normas regulatórias do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e Sistema Estadual de Informações em Vigilância Sanitária (Sevisa). Também foram debatidos algumas áreas de atuação da Vigilância Sanitária: alimentos; serviços de saúde; serviços de interesse à saúde; serviços de diagnóstico; serviços de diagnóstico por imagem, assim como ações de vigilância em saúde do trabalhador nos ambientes e processos de trabalho (Saúde do Trabalhador).
As capacitações dos municípios das VI, VII, IX e X Geres aconteceram em Arcoverde, no Sertão pernambucano. Já os treinamentos dos técnicos dos municípios das I, II, III, IV e V Geres aconteceram no Hotel Barramares, em Jaboatão.