A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a proibição imediata da comercialização, distribuição e uso do produto BOTOX® com o lote C675C03. A decisão foi publicada na Resolução-RE no 3.158, de 19 de agosto de 2025.
A medida foi tomada após a Abbvie Farmacêutica Ltda, empresa detentora do registro do medicamento, informar à ANVISA que não reconhece o lote em questão. Isso significa que o produto é uma falsificação.
A ANVISA alerta a população e as vigilâncias sanitárias para a importância de verificar a autenticidade dos produtos. O uso de medicamentos falsificados pode representar um sério risco à saúde, uma vez que não há garantia de sua segurança, eficácia ou qualidade.
O que fazer se você tiver o produto?
Se você possui ou trabalha em um estabelecimento que tenha o produto BOTOX® do lote C675C03, a orientação é não o utilize e entre em contato com a vigilância sanitária local para que sejam tomadas as medidas de apreensão necessárias.
Denuncie qualquer irregularidade que você identificar aos órgãos de fiscalização, como a Vigilância Sanitária de sua cidade/estado ou a Anvisa. Sua colaboração é muito importante para a proteção da saúde pública.
Em caso de dúvidas, procure a Vigilância Sanitária mais próxima de você.
Fontes:
Lote falsificado de botox é proibido – disponível em:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/lote-falsificado-de-botox-e-proibido
RESOLUÇÃO-RE no 3.158, DE 19 DE AGOSTO DE 2025 – disponível em:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-3.158-de-19-de-agosto-de-2025-649887


