Prevenção e Controle de Infecção e Resistência Microbiana

 
Comissão Estadual de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde de Pernambuco (CECIRAS-PE)

As Infecções Hospitalares, também denominadas Infecções Relacionadas à Assistência (IRAS) representam um risco significativo à saúde dos usuários dos serviços de saúde. A prevenção e controle das IRAS envolvem ações relacionadas à assistência hospitalar, à vigilância sanitária e outras, realizadasnas esferas Federal, do Estado, do Município e de cada hospital. (BRASIL,1998; ANVISA, 2025).

Os serviços de saúde devem possuir Comissão de Controle Infecção Hospitalar(CCIH/CCIRAS), e cabe à autoridade máxima do serviço de saúde constituir formalmente a comissão e nomear os membros. Esta Comissão é responsável pela execução do Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH/PCIRAS) (BRASIL,1998; ANVISA, 2025).

 

Para instituir uma CCIH/CCIRAS:

Para instituir uma CCIH/CCIRAS, o serviço de saúde deverá enviar a portaria de nomeação dos membros da comissão e o PCIRAS atualizados para o devido cadastro da CCIH/CCIRAS junto à Apevisa. Estes documentos deverão ser enviados para o email ccih.pe@gmail.com.

Modelo da Portaria Interna de nomeação da CCIH/CCIRAS

Modelo PCIH/PCIRAS 

O serviço de saúde também deverá realizar o cadastro da comissão perante a ANVISA. Clique aqui para acessar.

Os serviços de saúde do Estado de Pernambuco devem realizar as notificações de IRAS através dos formulários eletrônicos LimeSurvey disponibilizados no site da Anvisa.

A periodicidade das notificações é mensal, até o 15º dia do mês subsequente ao mês de vigilância, exceto as infecções de sítio cirúrgico, que podem ser notificadas até 30 dias após o procedimento cirúrgico (sem prótese) ou até 90 dias após o procedimento cirúrgico (com implantes).

Segue abaixo formulários de notificação constantes no site da Anvisa em 2025:

UTI Adulto

UTI Pediátrica  

UTI Neonatal

Centro-cirúrgico/centro obstétrico

Dose Diária Definida (DDD) de Antimicrobianos

Serviço de Diálise

Consumo de produtos para higiene das mãos

Surtos em Serviços de Saúde

Vigilância de endoftalmites

Para acessar o site da Anvisa e visualizar mais informações, clique aqui.

Vídeos relativos a IRAS:

Referências:

  1. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA nº 01/2025.

  2. BRASIL. Portaria/MS nº 2.616/1998.

Menu